Páginas

2 de julho de 2013

Mandioca...aipim..macaxeira.....




Gente, estou de volta. Não abandonei meu blog, não. Estava só me adaptando ao meu novo emprego. E para compensar falarei sobre a mandioca ou aipim, ou macaxeira..ou.........Minha avó adorava e é claro, eu também adoro.


Existem dois tipos comuns de mandioca: a doce e a brava.
Na mandioca brava é maior a concentração do ácido cianídrico,
uma substância tóxica e ela deve ser cozida ou exposta ao sol.
 Por isso, da mandioca doce são feitos a maior parte dos pratos,
enquanto a mandioca brava é usada principalmente para a produção
 de farinha, tapioca e polvilho.
A raiz, partes mais consumida da planta, é um alimento de alto valor
energético e bastante nutritivo: 100g de mandioca possui cerce de 150 calorias.
A raiz também é rica em
sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio,
 vitaminas C e do complexo B,
óleos essenciais e proteínas.
Devido à sua composição, a mandioca pode ser muito benéfica para a
nossa saúde e colaborar efetivamente no combate à diarreia (usando a farinha)
e à insônia (chá de raiz).
Como consumir a mandioca???
Minha avó fazia o seguinte: colocava o aipim (ela falava assim) para cozinhar e
quente mesmo, colocava no prato, colocava por cima a manteiga; que logo derretia
e...açúcar..isso mesmo..açúcar..fica delicioso!!!! Eu faço a mesma coisa.
A mandioca frita também é o máximo.
Bolinho de mandioca com carne seca.

Receita do Meu Escondidinho de Aipim.

Cozinhar o aipim em água e sal. escorrer a água e quente mesmo amassar com o garfo
ou colocar no processador no modo pulsar. Não deixe bater direto, se não
vira papa e tem que bater quente; não deixe esfriar..vira cola.
Faça um refogado com carne moída..
Misture no aipim quente umas duas colheres de sopa de manteiga, um ovo e se quiser
queijo ralado. ( a quantidade dos ingredientes vai depender da quantidade de aipim)
Monte em um refratário o aipim, o refogado e depois outra camada de aipim
Polvilhe por cima queijo ralado. Coloque em forno só para grelhar.
Fica delicioso.

Receita de Maionese de Aipim

Cozinhe o aipim em água e sal, depois corte em pedaços pequenos, deixe esfriar.
Coloque salsinha picada, azeitonas picadas e maionese.

Que tal um bolo de aipim com coco??? Que tal um ensopado??? E frito???
ou só cozido???  Hummmmmmmmmmmm.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.....se não gostou comente também!! bjÃO