Páginas

6 de janeiro de 2012

Férias na Cozinha da Vovó

Estava lendo um texto no iG que me deixou com saudades.
 Eu me lembro de quando passava uns dias de férias na casa da minha avó e de quando ela fazia quitutes para me agradar e, eu, lógico; ADORAVA!!! Uma das receitas mais pedidas por mim tinha o nome de Bolinho do Cirrano ( Cirrano era o nome do meu cachorrinho e o bolinho ficou com este nome por causa do interesse dele quando minha avó preparava os bolinhos) e que na verdade é o famoso BOLINHO DE CUVA..

Receita do Bolinho do Cirrano ( chuva)

1 ovo
1 xícara de ché de leite frio
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de maisena ( minha avó colocava)

Misture o ovo, o leite, a manteiga, o açúcar e a pitada de sal.
Adicione aos poucos a farinha de trigo com a maisena e o fermento em pó,
 mexendo para não empelotar até formar uma massa homogênea.
Frite ás colheradas em óleo quente. A massa fica mole mesmo e
quando ela vai para a frigideira, forma figuras engraçadas.
Polvilhe com açúcar e canela.

Quando os bolinhos ficavam prontos, eles tinham formatos engraçados.
Minha avó fazia para acompanhar os bolinhos um delicioso CHOCOLATE QUENTE.

Receita do CHOCOLATE QUENTE

Coloque uma leiteira no fogo brando com leite e achocolatado em pó (pode ser o Nescau).
Vai mexendo com uma colher de pau colocando Leite Condensado em fio.
O leite vai esquentando e ao mesmo tempo pegando o gosto do Leite
Condensado. Vá provando para não ficar exagerado no doce.
Não coloque o Leite Condensado em grande quantidade, o segredo
é o fio fino direto no leite. Não deixe ferver. O Chocolate fica cremoso
e bem quente.

Tomava o Chocolate e comia os bolinhos brincando, pois cada um que eu pegava
tinha um formato; cachorrinho, peixinho, gatinho... Hoje eu faço para as minhas filhas.

Como é bom relembrar bons tempos!!!

4 comentários:

Gostou? Comente.....se não gostou comente também!! bjÃO