Páginas

23 de agosto de 2010

Ervas que Curam

Eu sou uma apreciadora dessa alquimia natural que faz tão bem ao homem. Minha avó também era e mantinha sempre um vaso em sua área com várias plantinhas que ajudavam muito quando tínhamos algum problema.
Para aqueles que não sabem preparar essas ervas, aqui estão algumas dicas:
- As flores, folha e ervas aromáticas devem ser preparadas em infusão que consiste em despejar a água fervente sobre a planta e abafar por mais ou menos 10 minutos.
- As raízes, cascas e sementes devem ser preparadas na forma de cocção quando se cozinha a planta, e essa fervura dura de 5 a 15 minutos. Depois é só abafar e esperar esfriar um pouco.
- Não se deve adoçar o chá, no máximo coloca-se um pouco de mel.
- Não faça em utensílio de metal.
- Consuma o chá em temperatura morna.
- Casos mais difíceis o resultado não é de imediato. Pode demorar até 30 dias ou mais.
- Não esqueça: Consulte sempre os médicos em casos crônicos.


As ervas e suas propriedades:

Abacateiro : Rico em vitaminas e proteínas é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. Usa-se as folhas secas.

Agrião: Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anticaspa, diminui a queda de cabelo, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, antiflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescorbútico.

Alcachofra: Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico e reumatismo. Atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz abaixar a pressão arterial.

Alecrim: Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, a asma e a gripe. Quando utilizado em banhos, alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10g por litro.

Alho: Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antisséptico pulmonar, antiflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetário, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosidade sanguínes. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.

Andiroba: Semente amazônica que serve como repelente e como reconstituinte celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes.

Aroeira: Balsâmico e adstringente empregada nas doenças de vias urinárias, como cistite. Nas bronquites, gripes e resfriados. Combate a febre e secreções.

Alfafa: Suplemento alimentar, rica e, vitamina K, minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.

..continua na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.....se não gostou comente também!! bjÃO