Páginas

21 de agosto de 2010

...continua..

Dente-De-Leão - Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar três xícaras (chá), sem adoçante.

Endro - Combate ânsias de vômitos, cura inflamações de garganta. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago.

Erva-De-Bugre - Emagrecedor, diurético, anticolesterol, diminui o inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração. Útil em doenças de pele, mordidas de cobras e aranhas.

Erva-Doce - Calmante, combate a insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Restabelece a menstruação e aumenta o leite materno.

Espinheira-Santa - Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante.

Fáfia - Ginseng brasileiro. É tida como rejuvenescedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Ativa a circulação do sangue. É estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao estresse.

Fucus - Indicado para casos de hipotireoidismo, obesidade e disfunções da tireóide com baixa taxa de iodo. Contra-indicado em casos de hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.

Genciana - Estimulante digestivo, depurativa, indicada na falta de apetite, anorexia, problemas gastrointestinais. É contra-indicado em casos de úlcera gástrica.

Gengibre - Estimulante gastrointestinal é ainda um bom antiflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.

Guaco - Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.

Guaraná - É um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.

Graviola - O chá das folhas é um ótimo emagrecedor, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabetes. Ainda é analgésico em nevralgias e reumatismo.

Hamamelis - Tem ação adstringente e vasoconstritor, diminui as secreções e ativa a circulação. Muito utilizada como xampu, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.

Hibisco - Flor avermelhada, com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.

Ipê-Roxo - Antibiótico natural. Tem propriedades analgésicas e anticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. É tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos, É usado como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.

Jaborandi - Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Tem efeito semelhante ao de espinheira-santa. Também é indicado no tratamento do glaucoma, indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula para combater a queda do cabelo.

Jasmim - Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.

Jatobá - Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não-infecciosa).

Laranjeira - Ótimo contra gripes e resfriados, pois é depurativo e sudorífico. Tem vitaminas e sais minerais.

Louro - Indicado na contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças do fígado e estômago.

Macela (flor) - Planta aromática usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicada para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.

Malva - Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios. Favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefício à pele.

Nogueira - O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento.

Noz-Moscada - Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.

Oliveira - Estimulante do apetite, o chá das azeitonas também usado para subir a pressão, dilata as veias, desinflama a boca e garganta.

Palma Cristi - Famoso laxante de onde se origina o óleo de rícino.

Pata-de-Vaca - Poderoso hipoglicemiante, indicado em diabetes e elefantíase, com muito sucesso.

Pitangueira - Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite e febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.

Poejo - Bom para gripes e resfriados, mas seu limite de consumo é de duas xícaras (chá) ao dia.

Porangaba - Poderoso emagrecedor que diminui o colesterol. Não confundir com erva-de-bugre.

Quebra-Pedra - Famoso por sua ação diurética é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena age principalmente no fígado. Dissolva cálculos renais, promove a desobstrução e a eliminação do ácido úrico. Contra- indicado na gravidez.

Romã/ Cascas - Adstrigente, contra inflamações de garganta, amígdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.

Sabugueiro - Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, cálculos renais e toxinas do sangue.

Sálvia - Erva hipoglicemiante, com ação antisséptica, adstringente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra-indicada em gravidez e lactação.

Sene Indiano - Um bom laxante, mas não usar continuamente. Indicado em casos de prisão de ventre. Tomar no máximo uma xícara (chá) por dia e no máximo dez dias seguidos. Usar infusão no máximo 2g por xícara (chá) de água. Contra-indicado a gestantes e lactentes.

Sete-Sangrias - Tem efeito sedativo do sistema nervoso central. É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Não é aconselhado o uso para crianças.

Unha-de Gato - Famoso anti-reumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usado contra doenças venéreas.

Valeriana - Poderoso calmante, tem ação antiespasmódica e anestésica. Depressora do Sistema Nervoso Central, atenua a irritabilidade nervosa, a ansiedade e a cefaléia de origem nervosa. Externamente é indicado na cicatrização de feridas.

Verbena - Indicada contra doenças do fígado e do estômago.


Fonte tirada do minilivro Ervas que Curam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.....se não gostou comente também!! bjÃO